Conhecemos a sala “Detetive do Caso 49” na Escape Time

O empresário Carlos Fortuna foi assassinado e a cidade está em polvorosa. Agora é missão do seu grupo de detetives descobrir como ele foi morto, em que lugar, e quem foi seu assassino. Reconhece algum ponto dessa história? Inspirado no jogo “Detetive”, um dos grandes sucessos da empresa de brinquedos Estrela, “Detetive do Caso 49” é uma das novas salas da Escape Time, oferecida em sua unidade no Brooklin, em São Paulo.

Usando elementos retirados da versão mais recente do jogo de tabuleiro, a sala os integra muito bem com a trama e os quebra-cabeças propostos, de maneira que a inspiração não é apenas passageira, mas algo integral desde o primeiro momento da partida. Outro aspecto interessante é a própria ambientação, que transporta os participantes para espaços que remetem ao vistos no jogo original.

A combinação de elementos sorteados aleatoriamente – que varia em cada partida – nos deu esse resultado final

Os quebra-cabeças são bons e têm com uma complexidade acessível. Por sua vez, a sala tem um aspecto não-linear, sendo assim várias das charadas podem ser resolvidas ao mesmo tempo, o que contribui para que todos os integrantes do grupo (que podem ser de 3 a 10 pessoas por partida) não percam tempo com a tentativa do mesmo enigma. Isso é ao mesmo tempo uma vantagem e uma desvantagem: a equipe não fica presa em um enigma único, porém às vezes localizar as pistas de outros simultaneamente pode ser mais difícil.

Dos pontos negativos, apenas a música presente na sala, que mesmo não sendo ruim ao ambiente, não encaixa tanto quanto o resto da ambientação. E por vezes, é necessário pedir que o volume seja diminuído, a fim de facilitar a interpretação correta das pistas passadas pelo monitor através de walkie-talkie. Quem nos acompanhou na aventura foi o monitor Luan, que realizou um trabalho excelente, como já é de praxe na Escape Time.

Eu e os colegas da Equipe Divertidos e a convite de Clóvis Furlanetto, editor-chefe do site CFNotícias, conseguimos  sair da sala faltando 25 segundos para o término do tempo. Em cima da hora, só par dar ainda mais emoção!

“Detetive do Caso 49” é uma sala para fãs de salas não-lineares, mas isso não impedirá aqueles que preferem jogos mais lineares em seus enigmas de aproveitarem e até mesmo descobrirem alguma nova habilidade em jogar coletivamente. Diversão certa para aqueles que gostam de jogos de fuga misteriosos com detalhes que fazem toda a diferença.

 

por Ícaro Marques – especial para EOL

Comments are closed.