Crítica: “Uma Prova de Coragem”

Para os amantes e defensores dos animais, não é nada confortável assistir a filmes com animais, pois os diretores e roteiristas sempre usam a imagem deles para a expressão de uma ousadia, traduzida em maldade, e os pobres coitados – que não pediram para estarem ali – sofrem com maus tratos, com abandono e morte. Para eles, isso é legal de ver. É uma história que rende. E mesmo sabendo que é ficção, dói, afinal estamos no cinema para aguçar e estimular nossas diversas emoções.

Em “Uma Prova de Coragem” (Arthur The King) isso é bem diferente. Baseado em fatos reais, o filme nos leva a conhecer a trajetória de Michael Light (Mark Wahlberg) e Arthur (Ukai), de seus caminhos que se cruzaram – sendo de um lado, um homem que nunca teve ou pensou em ter um pet; e do outro, um cachorro – que nunca pensou que um dia teria um tutor. Não houve nada que pudesse evitar esse amor incondicional.

Essa é a história de um corredor de aventura, Michael Light, que na luta pela superação de um fracasso anterior, monta uma equipe (Simu Liu, Ali Suliman e Nathalie Emmanuel), para o desafio da Adventure Racing World Championship na República Dominicana, e essa é sua última chance de vencer nesta difícil competição.

Quando o grupo passa por uma determinada vila, jamais imaginaria o futuro que iria mudar suas vidas. Daí para frente, muitas surpresas os esperam quando descobrem um novo integrante do time. Uma narrativa comovente, de fidelidade, amor, respeito e coragem, de tudo o que fizeram para seguir, um ao lado do outro. Michael e o cão Arthur, apoiados pelo grupo, passaram por decisões que só mesmo com muita coragem poderiam ser tomadas.

Baseado no livro “Arthur: The Dog Who Crossed the Jungle to Find a Home”, história real de Mikael Lindnord, “Uma Prova de Coragem”, do diretor Simon Cellan Jones, vai fazer as pessoas repensarem suas relações com seus animais, respeitando-os como sempre devia ser. Além de servir como prova de que o amor e o respeito transcendem o ser humano, de que ter coragem para expressar estes sentimentos é um ato de muita grandeza.

por Carlos Marroco – especial para Expressão On Line

*Título assistido em Pre-Estreia promovida pela Diamond Films.

Comments are closed.