Fizemos uma viagem inesquecível através da “Tutankamon, Uma Experiência Imersiva”

Mente quem disser que os mistérios do Antigo Egito nunca lhes causaram curiosidade e fascínio. São tantos porquês, as pirâmides, a esfinge, os deuses com cabeças de animais, as areias, e uma infinidade de detalhes instigantes da nossa imaginação. Programar uma viagem para o Egito, e visitar pontos turísticos, é para poucos, devido ao alto custo com passagens e pacotes.

E se o Egito Antigo viesse para cá? Aí tudo ficaria mais fácil. E veio. Oportunidade única de mergulhar nesse universo místico e encantador é a exposição “Tutankamon, Uma Experiência imersiva”, em cartaz no Shopping Cidade São Paulo, que nos transporta para dentro da tumba do faraó, por seus palácios e templos, e para os acampamentos dos arqueólogos exploradores.

Além de conhecermos a verdadeira história do faraó Tutankamon, sua idade, curiosidades de sua vida, através de objetos e informações, temos um panorama da época, uma aula de história, onde dúvidas podem ser esclarecidas com uma historiadora de plantão.

A experiência imersiva é tecnológica, digital e inovadora, é um metaverso. Vários recursos são usados em diversos ambientes para aguçar, aflorar a sensibilidade das pessoas que se propõem a entrar nessa máquina do tempo, e se entregar aos tesouros da humanidade, como um cientista observando cada detalhe, ou como ser humano comum mesmo, sentindo todas as emoções possíveis.

Isso é tão fascinante, que é difícil partir do passado de volta para o futuro, ao nosso presente. A sensação de querer mais, de querer descobrir novos segredos, na posição de um observador, um deus ou uma alma, que expande seu olhar, seu alcance, seu domínio sobre todos aqueles conhecimentos, é o que nos faz querer continuar a jornada pelo misterioso mundo antigo. O sabor de quero mais vai embora com a gente.

São muitas as propostas que “Tutankamon, Uma Experiência Imersiva” faz ao público. Tudo, quase sempre, através da tecnologia. Podemos sobrevoar cenários, nos ver transfigurados em faraós e rainhas, percorrer templos e cerimônias, estar aos pés de deuses, ter a sensação de estarmos dentro do sarcófago do faraó, ou de sermos um arqueólogo percorrendo lugares inexplorados.

Vá sem medo da maldição da múmia, e disposto a aproveitar cada oferecimento da exposição. É uma experiência inesquecível.

“Tutankamon, Um Experiência Imersiva” segue aberta ao público até o dia 19 de maio. Para garantir seu ingresso, clique aqui.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Carlos Marroco – especial para EOL

Comments are closed.