Histórias de amizade verdadeiras que florescem durante grandes adversidades costumam ter boas mensagens em sua constituição. E, aliar tal proposta ao carisma natural que só os animais têm, acaba sendo uma aposta certeira.
A trama de “Pets em Ação!” (Gracie and Pedro: Pets to the Rescue) gira em torno da família Banisters, que está de mudança para Salt Lake City (aqui, traduzido para “Casa do Lago”, até para facilitar o entendimento das crianças menores).
Narrada pelo peixe Laurence (voz de Danny Trejo, na versão original), a narrativa mostra a inesperada aventura vivida por Gracie (Claire Alain / Bianca Alencar) e Pedro (Cory Doran / ). Ela, uma cachorrinha de raça que se acha superior aos outros; ele, um gato sem raça definida, tirado das ruas.
A dupla tem como tutores os irmãos Sophie (Bianca Alongi) e Kevin (o personagem tem deficiência auditiva e se comunica por um aplicativo de celular), que farão de tudo para reavê-los, quando os pets se perdem, após escaparem da caixa de transporte no aeroporto.
O desdobramento da história ganha contornos tristes, quando pensamos em quantos casos semelhantes acontecem na vida real – tenham ganhado ou não as manchetes dos veículos de imprensa. “Eles não são bagagem, são da família” deixa de ser uma frase solta em uma obra de ficção, para tornar-se uma luta de verdade, por respeito aos animais.
Enquanto as crianças buscam visibilidade nas redes sociais – no que se mostra uma busca bem mais efetiva do que apenas os cartazes físicos colocados em vias públicas, Pedro e Gracie tentam encontrar o caminho para a casa nova, ao mesmo tempo em que precisam aprender a trabalhar em equipe, uma vez que cruzarão com vários perigos em sua jornada.
Entre as figuras que passam em seu caminho, estão os sagazes ratos Rasputin (John Stocker) e Wade (Ron Pardo), a gentil égua Willow (Brooke Shields), a perigosa cobra de duas cabeças Sissy / Chrissy (Alicia Silvesrtone) e a enigmática lebre Shades (Susan Sarandon).
Além deles, ainda há o letal urubu Conrad (Bill Nighy) e o inteligente furão Sherlock (Mike Nadajewski). Cada qual em um ponto, todos terão destaque na construção do que vemos em tela, carregando lições distintas.
“Pets em Ação!” tem um roteiro (escrito por Jaisa C. Bishop, Bruce A. Taylor e Kelly Peters) bem simples, mas esse é um de seus grandes trunfos. Ao juntar elementos acessíveis, a animação consegue ganhar a atenção dos espectadores mais jovens – normalmente os que precisam de mais incentivo para manterem-se interessados durante toda a duração das obras – sejam cinematográficas ou televisivas.
A mensagem principal, que fala sobre a importância de se respeitar as diferenças, é tão forte quanto a que prega que a união familiar, nos bons e maus momentos. Notar como as crianças são apoiadas pelos pais e o avô, enquanto seguem acreditando que Pedro e Gracie retornarão aos seus braços é cativante.
Dirigida por Kevin Donovan e Gottfried Roodt e repleta de canções originais (compostas por Deon van Heerden), a animação alterna diversão e situações mais emocionais. E, dentro de suas (limitadas) possibilidades, faz isso muito bem.
por Angela Debellis
*Texto originalmente publicado no site A Toupeira.
Comments are closed.