Crítica: O Escândalo

Baseado em acontecimentos reais “O Escândalo” (Bombshell), narra como a denúncia de Gretchen Carlson (Nicole Kidman) sobre assédio sexual encorajou outras dezenas de mulheres a delatar os assédios praticados por Roger Ailes (John Lithgow), um dos maiores nomes da Fox News nos Estados Unidos.

O filme tem como foco principal Megyn Kelly (Charlize Theron), jornalista e comentarista de política da Fox News, desde 2004. Sem medo de se posicionar, o longa aborda um conflito entre Megyn e Donald Trump, durante as eleições de 2016.

Em outro núcleo, Gretchen Carlson, após ser demitida por Roger Ailes, reúne provas que juntou pelo período em que esteve na emissora e decide processar Ailes por assédio sexual. Inicialmente desacreditada e apreensiva, ela não imaginava o que sua ação solitária ocasionaria.

Outra personagem criada especialmente para o longa foi Kayla Pospisil (Margot Robbie), uma garota jovem e ambiciosa disposta a fazer o que for preciso para obter crescimento profissional.

O drama tinha tudo para ser um sucesso, afinal o período retratado antecede as acusações que deram origem ao movimento #MeToo e as acusações de Gretchen encorajaram ouras mulheres que passaram pela Fox a também denunciarem, contudo, é provável que o problema maior tenha sido a direção.

O diretor Jay Roach trouxe uma aspecto um pouco “engessado” à produção: em alguns momentos, parece que estamos diante de um documentário (não muito bem produzido). O jogo de câmeras não colaborou e o roteiro de Charles Randolph deixa a desejar, talvez pudesse ser um pouco mais profundo quanto às acusações.

É inegável que a trinca de ouro do longa é formada pelas atuações de Nicole Kidman, Charlize Theron e Margot Robbie, rendendo às duas últimas, indicações ao Oscar 2020 de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. Vale mencionar que Charlize ficou muito parecida esteticamente com Megyn, a força ao se expressar e os trejeitos também são muito similares.

Se a ideia é maratonar a lista de indicados ao Oscar, corre que dá tempo de conferir “O Escândalo” nas telonas.

por Carla Mendes

*Texto originalmente publicado no site CFNotícias.

Comments are closed.