Crítica: “Faça um Desejo!”

Por não conhecer as obras inglesas “Five Children and It” de Edith Nesbit (lançado em 1902) e “Four Children and It” de Jacqueline Wilson (publicado em 2012), nas quais “Faça um Desejo!” (Four Kids and It) se baseia, não sabia exatamente o que esperar da adaptação, além de um filme com trama agradável e indicado para todas as idades.

Que surpresa maravilhosa eu tive ao me deparar com uma das produções mais adoráveis dos últimos tempos, se pensarmos no que se propõe, que é entregar uma história que consegue se equilibrar entre o óbvio e o surpreendente com a mesma competência.

A narrativa nos apresenta os tais quatro do título original, que são crianças que se veem diante da realidade da separação de seus respectivos pais, e que durante uma viagem, descobrem que passarão a formar uma nova e inesperada família.

Tal aceitação não é fácil para as duplas de irmãos Ros e Robbie (Teddie Malleson-Allen e Billy Jenkins), Smash e Maudie (Ashley Aufderheide e Ellie-Mae Siame), que não manifestam apoio à união de Alice e David (Paula Patton e Matthew Gode). Mas, o que tinha tudo para ser um desastre, torna-se uma das maiores aventuras de suas vidas.

Dirigido por Andy De Emmony, o filme engrena de vez com a aparição de Psammead (voz do sempre incrível Michael Caine), uma criatura de cerca de 100 milhões de anos – e um dos personagens mais estranhamente cativantes que já vi -, que vive nas profundezas da areia da praia em que os protagonistas estão a passeio.

Em trocas de oferendas (que podem ser objetos simples como um utensílio doméstico), a simpática figura oferece a possibilidade de ter um desejo realizado. O lado “negativo” é a duração de tal feito: apenas até o pôr do sol.

De sonhos simples a outros ricamente detalhados, seguimos em uma jornada não só pela imaginação, mas pelo que cada criança tem de mais profundo em seus corações. E é lindo acompanhar essas descobertas que carregam em si toda força que precisamos ter diante da imposição da realidade em nossas vidas.

O vilão da vez atende pelo nome de Tristan Trent (Russell Brand em interpretação exagerada, mas absolutamente adequada para o papel), homem excêntrico e misterioso, proprietário de uma mansão antiga e que tem ambições perigosas e cruéis em relação a Psammmead.

O roteiro de Simon Lewis e Mark Oswin causa um misto de emoções, no melhor estilo de outros títulos que envolvem a amizade entre crianças e criaturas excêntricas, o que faz com que, embora a duração longa (110 minutos), o espectador permaneça atento e curioso para saber o que acontecerá no desenrolar da aventura.

“Faça um Desejo!” já está disponível nas plataformas digitais Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes / Apple TV, Google Play e YouTube Filmes para compra e aluguel e é altamente recomendado para quem procura por uma produção que vai encantar com simplicidade e competência.

por Angela Debellis

*Texto originalmente publicado no site A Toupeira.

Comments are closed.