Jogamos “Guardians of Holme”

Jogos no estilo Tower Defense são um dos mais recentes e disseminados. Simples de aprender e difíceis de dominar, ondas de monstros e guerreiros atacam sua fortaleza que você defenderá construindo armadilhas, aperfeiçoando-as e usando poderes especiais customizáveis.

A grande pergunta que fica é qual o diferencial de Guardians of Holme, já que jogos do gênero se encontram aos milhares gratuitos para celulares para jogar em qualquer lugar?

A trama de luta contra o rei demônio, seus gráficos e trilha sonora são satisfatórios, com visual pixel art cartunesco, mas seu real atrativo é a trazer a combinação de rogue-like com card game para dentro do gênero.

Rogue-like, cujo nome vem do game Rogue que criou a linha, significa que cada labirinto ou fortaleza a ser protegido,  será diferente em cada partida e que você morrerá com frequência para ter que começar tudo de novo. Porém, ao ressuscitar, você estará mais poderoso e, como toda jogada é diferente, não tem monotonia.

Quando entramos nas mecânicas de administração de baralho chegamos ao grande ouro de game. As armadilhas são invocadas através de cartas, logo, todo processo de comprar, descartar e refinar cartas, tanto durante as partidas quanto durante as fases de manutenção entre combates, gera uma grande riqueza de possibilidades estratégicas.

Isso ainda combinando com as questões de planejamento habituais do gênero, já que cada cenário das fortalezas distintas exige o uso de combinações de armadilhas variadas.

Deixar o exército inimigo mais lento na entrada de um corredor de espinhos vai aumentar seu dano, mas às vezes é melhor deixar espaço para um jato de chamas, para bloquear os monstros com poderes de regeneração.

Entre outras milhares de estratégias, cujo uso depende de cada terreno, tipo de adversário e da leva de cartas que você tem na sua mão no momento da jogada. Sempre com a difícil decisão de melhorar alguma armadilha já em jogo ou colocar uma nova em outra área.

Guardians of Holme é para quem deseja um jogo de estratégia de fácil acesso ou quer um card game de combate que fuja do padrão. Temos uma grata surpresa vinda das empresas Moss Tech e Indie Nova, disponível na Steam para PC.

por Luiz Cecanecchia

*Texto originalmente publicado no site A Toupeira.

Comments are closed.