Conhecemos a sala “Jogos Mortais – 2.0” da Escape Time

Em 2018, junto a alguns colegas de equipe, conheci a sala “Jogos Mortais” da Escape Time. E mesmo tantos anos depois, essa partida ficou marcada como uma de nossas derrotas mais sentidas, já que o tema é um dos meus favoritos e não conseguimos escapar a tempo, devido a um problema técnico que nos tirou totalmente a concentração.

Por isso, escapar de “Jogos Mortais – 2.0” era uma questão de honra! E foi com esse pensamento que encaramos os novos enigmas propostos pela nova versão da sala disponível na Unidade Brooklin (em São Paulo) que, assim como sua antecessora só é permitida para escapers a partir de 16 anos.

Nosso desafio começou bem antes da porta ser fechada e o cronômetro disparado: pela primeira vez, participamos de um jogo com tempo padrão (de até 60 minutos) com apenas três integrantes na equipe.

O que nos mostrou duas coisas distintas: com mais pessoas, há uma possibilidade maior de alguém encontrar uma pista primeiro, chegar a uma conclusão mais rápido. Porém, um grupo menor faz menos ruído e a comunicação é mais efetiva. Ambas as opções me parecem válidas.

Sobre o jogo

Mais uma vez, assumimos o papel de vítimas do serial killer conhecido como Jigsaw (que, por sinal, estará de volta aos cinemas brasileiros a partir de 28 de setembro), o que significa que corremos um grande risco, mas, se formos sagazes o bastante, conseguiremos escapar com vida (e talvez alguns traumas).

Na maior parte do tempo, a ambientação é bem escura, o que complica a missão de alinhar as senhas corretamente nos cadeados, por isso, a lanterna que faz parte do walk-talk com o qual nos comunicamos com a monitora é fundamental.  E, obviamente, a simulação de um cativeiro pode ser claustrofóbica para alguns. Mas, a proposta é mesmo causar incômodo, então, está tudo certo.

Quem jogou a primeira versão perceberá algumas semelhanças entre as duas salas, mas existe algo novo em cada puzzle e uma das transições entre ambientes entrou para a minha lista de favoritas. Por falar nisso, fica a dica de relacionar elementos encontrados em várias partes dos cenários – sair de uma parte específica, não significa que tudo nela já pode ser descartado.

O jogo não é indicado para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, uma vez que, além de subir um lance de escadas, dentro da sala propriamente dita, existem pontos cujos acessos não são tão simples (embora – como em toda escape room – não haja a necessidade de fazer força física ou subir / se pendurar em nenhuma parte da cenografia).

Quem nos acompanhou nessa decisão voluntária de voltar aos domínios de John Kramer foi a monitora Rafaela que merece todos os créditos no que diz respeito à simpatia, eficiência e, principalmente, jogo de cintura. Como a intenção é apenas sair da sala – sem nenhum tipo de concorrência para ver quem faz o menor tempo – a partida pôde ser aproveitada com a dose necessária de tensão, porém, sem uma pressão exagerada, e saímos faltando 9 minutos para o tempo limite.

Desculpe, Jigsaw, dessa vez eu estava torcendo pelas vítimas. Mas você continua sendo genial.

*Aqui no site, há resenhas de várias outras salas que já conhecemos com nossos colegas de equipe Escapers Divertidos, para ajudar na escolha de suas próximas aventuras.

** Para mais informações e reservas, acesse: www.escapetime.com.br.

por Angela Debellis

(Texto originalmente publicado no site A Toupeira).

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